Mindfulness: Conheça os benefícios da atenção plena e como aplicar no seu dia a dia

A busca por termos como “meditação” e “mindfulness” bateram o recorde dos últimos dezesseis anos, segundo o Google Trends, que monitora as tendências mais procuradas no Google. O interesse por esses assuntos passou a crescer a partir de março de 2020 coincidindo com o período de pandemia, em que as pessoas notaram estar mais ansiosas e nervosas, de acordo com dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Mas, afinal o que é mindfulness? Também conhecido como “atenção plena”, o método foi criado pelo cientista e médico Jon Kabat-Zinn, nos anos 70. Com o objetivo de trazer foco total para o momento presente da maneira mais consciente possível. “É um estilo de vida e um treino mental: estamos habituados a ficar com a mente no passado e no futuro, com o pensamento divagando em vários assuntos ao mesmo tempo. Então, a ideia é trazer a atenção de volta para o momento presente, não só com a meditação, que trabalha foco e concentração, mas com práticas e mudanças de hábito, desenvolvendo o cérebro e fazendo a neuroplasticidade, para sair do piloto automático. Por isso, é importante praticar em todos os momentos do dia, seja comendo, tomando banho ou dirigindo, por exemplo”, explica Luiza Bittencourt, especialista na técnica pelo Mindfulness Trainings International.

QUAIS OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS?

De acordo com Luiza Bittencourt, a técnica pode ser uma aliada em várias áreas da vida, inclusive, a profissional. “Ajuda muito a melhorar a concentração, o que é essencial para o trabalho do profissional de estética, que precisa estar atento e presente no que está fazendo, então a prática pode beneficiá-lo no dia a dia. Além disso, ao colocar a atenção e o tempo de foco em uma tarefa específica, consequentemente aumentará sua produtividade”.

Entre os diversos benefícios para a vida pessoal e profissional, a especialista enumera:

– Aumenta a disposição física e mental;

– Contribui para as tomadas de decisão;

– Melhora da capacidade de lidar com problemas;

– Redução de ansiedade e estresse;

– Melhora a memória;

– Desenvolvimento de concentração, foco, produtividade e criatividade;

– Autocontrole e equilíbrio emocional;

– Melhora na qualidade dos relacionamentos;

– Fortalece o sistema imunológico;

– Desenvolvimento de empatia, gratidão e generosidade;

 – Mais alegria na vida;

– Melhora a qualidade do sono.

Foto by Freepik – www.freepik.com

Como praticar mindfulness no dia a dia

*Separe um momento do dia para meditar. Há vários aplicativos, áudios e vídeos de meditação guiada para ajudar na prática.

*“Na hora do banho, em vez de pensar nas atividades do dia, tente prestar atenção nas sensações, por exemplo, massageie suavemente a sua cabeça, sinta a água caindo no corpo e perceba a fragrância do shampoo e do sabonete. Isso torna o momento mais relaxante e especial”, sugere Luiza.

*“Mindful eating: quando estiver comendo, apenas coma. Desfrute dessa experiência, aprecie as cores do alimento, sinta o aroma da comida e o sabor…”, diz a especialista.

*“Pare algumas vezes ao longo do dia e sinta sua respiração. Pode ser por 1 minuto ou até menos. Coloque alarme para lembrar”, recomenda.

*“Faça uma tarefa de cada vez sempre que puder. Nem sempre é possível, mas é mais produtivo realizar cada atividade com atenção plena, com início, meio e fim”, afirma.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Redação Estetika

Voltar ao topo