Da Argentina para o mundo: Jaime Rubin, uma inspiração para a área de cosmetologia e estética

DR. JAIME RUBIN – Créditos: Nora Rubin

Desde o início de sua trajetória profissional, Jaime Rubin, argentino, farmacêutico de profissão, decidiu ajudar aqueles que queriam ter uma melhor aparência da pele e desenvolveu uma solução muito eficaz para o tratamento da acne.

Com o sucesso de sua técnica e a industrialização massiva, criou uma empresa modelo em 1961. Há 60 anos, eu, Nora Rubin, nasci juntamente com a fundação do Laboratório Dermatológico Bonru Perel, dedicado à elaboração da linha que transcendeu as fronteiras da Argentina. Atuando ao lado dele, estiveram amigos dermatologistas e químicos, e com alguns deles, Jaime fundou a Associação Argentina de Químicos Cosméticos.

Seu perfil comunicativo, estudioso e curioso o levou ao estudo e formação na área de Cosméticos e Cosmetologia e para o desenvolvimento da linha Zine Professional. Paralelamente, surgiu a ideia de criar uma escola que ensinasse Cosmetologia, o que funcionava em alguns hospitais em serviços dentro da área da Dermatologia. Participou de muitas atividades de formação para aprender mais sobre cosméticos, química cosmética, workshops práticos e teóricos, congressos na Argentina e em todo o mundo. A Espanha foi palco do primeiro congresso que o levou a dar conferências, seguido de diversos outros eventos que contaram com a sua presença.

É através do estudo que percebeu a necessidade de dar mais qualificação e formação que o mundo profissional exigia e a Cosmiatria marcou um caminho de não retorno: foi em um congresso em Estocolmo quando o Dr. Rumano Voina definiu o termo. Química Cosmética, Cosmecêutica, Produtos Profissionais Zine e Dermatologia, o mundo dele e também o meu: tudo isso o levou a escrever o livro “COSMIATRIA 1” juntamente com o Dr. Pablo Viglioglia. Com edições esgotadas, fizeram os números 2 e 3 do famoso (até hoje!) livro.

A sua vida transcorreu entre a cosmética, a educação, a empresa, a sua família, os seus amigos, a sua amada América Latina, os seus passos na Europa e a sua presidência da IFSCC – International Federation of Societies of Cosmetic Chemists, como o primeiro latino-americano a receber a honra de pertencer à federação internacional de QUÍMICOS COSMÉTICOS.

Hoje, tudo isso é lembrado, suas linhas foram distribuídas na Argentina e no exterior, sendo também o seu nome bem conhecido no campo profissional. Após 40 anos de indústria e desenvolvimento profissional, teve a oportunidade de vender a sua empresa a uma multinacional especializada em áreas da saúde, a Allergan Loa S.A.

Enquanto a minha vida como cosmetologista continuava numa nave familiar e ainda hoje me surpreende que eu me sinta como um peixe na água, no meu belo mundo cosmético com amigos em todo o mundo e com a vontade de me misturar sempre entre os meus pares, com a facilidade que o meu coração sente por estar onde esta bela história de vida me trouxe.

Nora Rubin – Créditos: cosmetologas.com

Atualmente fui convidada, após 20 anos desde a venda da empresa, para regressar – e já com a música conhecida e novas notas aprendidas – e trabalhar para o laboratório Zine Cosméticos, uma empresa argentina que desenvolve produtos cosmecêuticos e oferece capacitação profissional. Este é o meu mundo cosmético e eu me sinto muito feliz.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Nora Rubin

Especialista em Cosmiatria, com 43 anos de profissão, docente e palestrante. Hoje atua na área institucional e internacional da Zine Cosméticos.
Voltar ao topo